Transformando aço em arte: Museu em homenagem a Ayrton Senna conta com esculturas de aço produzidas pela TRUMPF

ayrtonsenna

Até 15 de novembro, estátuas serão expostas em pontos turísticos de São Paulo

Há 25 anos, exatamente em 20 de outubro de 1991, Ayrton Senna conquistou o tricampeonato de Formula 1, em Suzuka, no Japão. Para comemorar esse e outros títulos de um dos maiores ídolos do automobilismo, a TRUMPF, empresa líder mundial em alta tecnologia, transforma o aço em arte e, junto com a BB Editora e o Instituto Ayrton Senna, lança o primeiro museu a céu aberto do mundo sobre a trajetória do piloto.

Localizado no Autódromo de Interlagos, espaço marcado pelas mais emblemáticas vitórias de Senna, o Museu contará com 11 esculturas em aço assinadas pelo artista plástico Rafael Sanches, que só poderiam ser confeccionadas e transformadas nesta arte graças à tecnologia das máquinas TRUMPF.

A ideia do projeto nasceu de uma conversa entre o presidente da TRUMPF do Brasil, engenheiro João Carlos Visetti, e Baroni Neto, sócio da BB Editora, que em seguida a apresentaram ao Instituto Ayrton Senna. “Sou fã de Fórmula 1 e acompanhei toda a carreira do Ayrton. Ele está entre os meus ídolos esportivos eternos”, comenta Visetti. Motivado pelos 25 anos da conquista do tricampeonato de Senna, Visetti escalou os engenheiros de aplicação da TRUMPF do Brasil, Carlos Alberto Ferreira Jr e Luiz Carlos Bronca Filho, que transformaram a obra do artista em uma estátua em chapa de aço de 12 e 16 mm de espessura. “O desafio foi grande, devido a alta riqueza de detalhes de design, geometria e altura da peça, usando uma única chapa de aço, sem emendas, e com acabamento refinado“, comenta Visetti.

Após estudos, os engenheiros decidiram utilizar a máquina TruLaser 5030 fiber de 8 kW com sistema BrightLine e CooLine, uma das mais avançadas tecnologias de processamento de chapas metálicas do mundo, que garantiu acabamento impecável a cada uma delas.“Além de cortar peças de tratores, colheitadeiras, plantadeiras, máquinas em geral, caminhões e ônibus, caixas de armários, torres, entre  muitas outra aplicações, as máquinas TRUMPF, devido à sua qualidade e precisão diferenciadas, também podem fazer arte“, enfatiza Visetti.

Para eternizar a obra, a Gerdau colaborou fornecendo um aço especial, o aço patinável – COR A588 Gerdau. Sua composição química foi ajustada para obtenção de maior resistência à corrosão atmosférica, além de oferecer alta resistência mecânica, ductilidade e soldabilidade.

Até o dia 15 de novembro, as estátuas serão expostas em pontos turísticos de São Paulo, podendo ser vistas nos Aeroportos de Congonhas, Cumbica e Viracopos, sede da FIESP (Av. Paulista, 1313), Esporte Clube Pinheiros, Shoppings Anália Franco, Eldorado e Morumbi, Colégio Rio Branco, em que Senna foi aluno; sede do Twitter em São Paulo, loja C&C – Casa e Construção (Av. Dr. Chucri Zaidan, 230, Brooklin) e na Avenida Interlagos, em frente ao Autódromo.

Para Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do tricampeão mundial de F-1, a homenagem é mais uma forma de continuar espalhando o legado do tricampeão pela cidade, onde o piloto nasceu e foi criado.

“O Ayrton tem uma ligação muito grande com todos os brasileiros e também com a cidade de São Paulo. Os fãs do meu tio sempre pediram um espaço para que pudessem recordar dele e essa é uma homenagem que estamos dedicando para todos que têm um carinho grande pelo Ayrton”, diz Bianca.

Além das estátuas e do Museu, o projeto terá também a edição de um livro: Ayrton Senna, um herói moldado de alma, coração e aço! A obra reúne os bastidores da confecção de cada uma das estátuas, desde o seu escopo e textos que retratam os temas de cada uma das esculturas. Cada exemplar traz miniaturas das estátuas expostas, que serão entregues junto com a comercialização da obra. O projeto foi apoiado pela TRUMPF do Brasil.

Para acompanhar esta ação pelas redes sociais, basta utilizar as hashtags #HeróiDeAço e #Arteemmetal

Sobre a TRUMPF

A empresa de alta tecnologia TRUMPF oferece soluções de fabricação nas áreas de máquinas-ferramenta, lasers e eletrônica. Oferece ainda conectividade digital na indústria de transformação através de consultoria, plataforma e software. TRUMPF é uma companhia líder de tecnologia no mercado mundial de máquinas-ferramentas utilizadas no processamento de chapa flexível, e também em lasers industriais. Em 2015/16 a empresa – que tem mais de 11.000 funcionários – alcançou vendas de 2,81 bilhões de euros. Com mais de 70 subsidiárias, o Grupo TRUMPF está representada em quase todos os países da Europa, Norte e América do Sul e Ásia. Possui instalações de produção na Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Áustria, Suíça, Polónia, República Checa, EUA, México, China e Japão. A TRUMPF comemora em 2016 35 anos de presença no Brasil. Com sede em Barueri, a empresa possui uma operação solidificada e com abrangência para prover assistência técnica a seus clientes em diferentes regiões, sendo responsável também em dar suporte às operações na América do Sul. Em 2014, a unidade brasileira atingiu o marco de 1500 máquinas vendidas em território nacional.  Para mais informações, visite: www.trumpf.com 

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.     Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoiamos a formação de mais de 70 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,9 milhão de alunos por ano. www.institutoayrtonsenna.org.br