Tudo novo de novo. O maior dos eventos automotivos da América Latina vai começar!

0
110

Você conhece a história do Salão do Automóvel de São Paulo?

Em sua 29ª edição, o Salão do Automóvel já mostrou, em seu pavilhão, muitas inovações e tendência. Você acredita que há cerca de 30 anos a inovação no evento foi o lançamento do Fusca?

Mas, por trás de tantas edições, você realmente conhece a história do Salão Internacional do Automóvel? Vem com a gente descobrir 😉

Idealizado em 1959, o Salão foi montado pela primeira vez em 1960, durando 16 dias — de 26 de novembro a 11 de dezembro —, organizado pela Alcantara Machado Feiras e Negócios e patrocinado pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Sua realização coincidiu com a primeira fase de grande expansão da indústria automobilística no Brasil e respondeu à necessidade de um mercado que precisava “aparecer”, pois era um setor ainda novo e carente da confiança no país.

Montado no Pavilhão da Indústria e do Comércio do Parque Ibirapuera, o evento recebeu 400 mil pessoas e reuniu as 12 montadoras da época – Willys Overland, DKW-Vemag, General Motors, Ford, FNM, Simca, Volkswagen, Toyota, Romi-Isetta, International Harvester, Scania Vabis, Mercedes Benz – e uma centena de fabricantes de autopeças e acessórios. Era a época do Aero Willys, do Renault Dauphine, da Rural Willys, da Kombi, do Simca Chambord e Presidente, do FNM 2000 JK e da Chevrolet Amazonas.

Já a 2ª edição, que aconteceu de 25 de novembro a 10 de dezembro de 1961, passou a incluir os tratores e equipamentos agrícolas. Suas atrações foram os primeiros modelos esportivos de série, com o Willys Interlagos; o primeiro modelo de concepção totalmente brasileira, o Centaurus, da Automóveis e Motores Centaurus, de Campinas/SP; o DKW Belcar; o utilitário DKW Candango; e o VW Sedan adaptado para taxi (que depois dominaria esse mercado).

O 3° Salão do Automóvel (24 de novembro a 9 de dezembro de1962) celebrou a marca de 97% de nacionalização da fabricação de veículos, registrando o lançamento do Aero Willys 2600; a perua Simca Jangada; o esportivo VW Karmann-Ghia; e o DKW Fissore. A Toyota mostrou seu jipe Bandeirante; a Mercedes-Benz seu primeiro ônibus de turismo; a Ford seu trator 8-BR, a Caterpillar o Traxcavator e a Huber Warco a motoniveladora HD. O evento também ficou marcado por ser a última edição anual do Salão.

E desde então há cada dois anos os apaixonados por carros têm seu ponto de encontro certo para conhecer as inovações e encontrar seu amor automobilístico!

E você, já comprou seu ingresso? Depois do dia 10 de novembro #NadaSeraComoAntes

Veja também:

– Vamos falar de carro? Sim, mas também de amor

– O que o carro significa pra você? – O COMEÇO

*Texto produzido por Helena Paes – Reed Exhibitions Alcantara Machado

Facebook Comments